Artistas capixabas exigem seus direitos através do #OcupaSecult

Fontes: Assédio Coletivo, Ninja ES e Fórum Livre da Cultura Capixaba



Os editais da Cultura de 2015 estão em discussão a mais de um mês e nesta última reunião do dia 23 de abril de 2015 do Conselho Estadual de Cultura - CEC enquanto tentávamos encontrar um consenso junto do Secretário de Cultura do Espírito Santo João Gualberto fomos ultrajados com a negativa de diálogo. Os trabalhadores da cultura não concordam com as mudanças de entendimento dos editais e com os cortes na verba destinada aos editais. Queremos 11 milhões de verba PÚBLICA para a cultura e não 6,5 milhões, com 75% deles vindos da iniciativa privada - como a situação está posta pela Secretaria. O Fundo Estadual de Cultura do Espírito Santo - Funcultura está sendo usado como moeda de troca do governo Paulo Hartung com o Instituo Sincades. Foi colocado que essa grande fatia do bolo que vem do Instituto em forma de doação na verdade é um investimento, conforme informações dos funcionários da Secult - ES.

Após a negativa de diálogo desta reunião do Conselho, a Secretaria informou que reabriria o diálogo com cada uma das câmaras setoriais do CEC, chamando cada uma delas para reuniões a porta fechadas para apresentação de propostas. Nós queremos diálogo aberto e irrestrito com toda a sociedade civil. Portanto, na segunda-feira, 27/04, iniciamos o #OcupaSecult com a premissa de abrir o diálogo e mobilizar a categoria artística para se inteirar do que está acontecendo e conseguir pautar e modificar o que está posto pela Secult. Conseguimos uma reunião extraoridinária do CEC para o dia 04/05 (segunda-feira) às 14 horas no Teatro Carlos Gomes.

Ao meio-dia antes da reunião do Conselho, iremos para a frente do Palácio da Fonte Grande para realizar um ato de repúdio a forma como a cultura é tratada no Espírito Santo. Marque na agenda, mobilize, compartilhe este evento e traga todo mundo. Convocamos você a participar da reunião extraordinária do Conselho Estadual de Cultura que acontecerá nesta segunda-feira (04/05/2014), no espaço Theatro Carlos Gomes, às 14h. 

Você sabia que o ES atingiu um balanço comercial positivo de R$ 638,48 milhões de reais nestes primeiros dois meses do ano de 2015? Diante do corte de 67% do orçamento da Secretaria de Estado da Cultura o Governo Paulo Hartung investirá para todo o ano apenas R$ 0,50 centavos na área cultural para cada habitante no estado do Espírito Santo.

Nós, artistas e produtores culturais ocupamos a Secult-ES para garantir que não haja retrocesso. Reinterando o espaço democrático do dialogo aberto junto as entidades representativas e a sociedade civil. 

Entenda quais são as nossas reivindicações: 

- Requeremos, no mínimo 11 milhões em verbas públicas para os editais 2015 com o objetivo de contemplar todas as áreas artísticas.
- Implementação do Fórum Permanente da Cultura do Espírito Santo.

Reiteramos a importância da sua participação!
Para mais informações acesse a página no facebook: Fórum Livre da Cultura Capixaba ou entre em contato por e-mail: ocupasecult@gmail.com

----

- Artistas se manifestam em redes sociais a favor do movimento #OcupaSecult.
- Reuniões acontecem na própria ocupação. Mais de 130 artistas já passaram pelo local.
- Mídia noticia o movimento.

http://www.eshoje.jor.br/_conteudo/2015/04/noticias/29092-artistas-e-produtores-culturais-ocupam-patio-da-secretaria-de-cultura-do-es.html

http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2015/04/artistas-ocupam-secretaria-apos-verba-para-cultura-cair-mais-de-75.html?fb_ref=Default

https://scontent-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xfa1/t31.0-8/s960x960/11169768_10205954774180503_2009570860009434358_o.jpg





















Comentários

Postagens mais visitadas