Sesc abre oficina de dramaturgia em teatro

SESC DRAMATURGIAS 2015
OFICINA
Dramaturgia Contemporânea: escrever no labirinto
Por Vinícius Souza (MG)



Proposta
Inspirada no labirinto de Borges, a oficina Dramaturgia contemporânea: escrever no labirinto é uma experiência teórico-prática de iniciação à escrita dramatúrgica, tendo em vista os textos teatrais das últimas décadas – e seus diversos formatos, temáticas e procedimentos de escrita. A oficina abordará questões tradicionais da dramaturgia (como as ideias de tempo, espaço, ação e personagem) e questões de modo de produção (escrita solitária, escrita colaborativa, estímulos criativos, relações com a cena, etc.), sob um ponto de vista contemporâneo, múltiplo e aberto. Essa abordagem se dará de maneira prática, através de jogos e exercícios de escrita, individuais e coletivos; e de maneira teórica, com exposição de ideias e leitura de fragmentos de textos teatrais de autores contemporâneos, nacionais e internacionais. 
Além dos exercícios de iniciação, a oficina fomentará o desenvolvimento da escrita de uma cena curta por cada participante, a partir dos estímulos e ideias experimentados em sala de trabalho.

Cronograma 
1º Encontro (4h): Apresentação da oficina e dos participantes; Exercícios e jogos de iniciação à escrita (familiarização e desinibição); Leitura de fragmentos de textos teatrais contemporâneos e conversa sobre eles; Exposição de elementos da dramaturgia e primeiros estímulos para o projeto de escrita de cena curta de cada participante. 
2º Encontro (4h): Exercícios de escrita focados em determinados elementos da linguagem dramatúrgica e sua abordagem na contemporaneidade; Compartilhamentos dos exercícios e discussão; Início da escrita da cena curta. 
3º Encontro (4h): Exercícios de escrita focados em determinados elementos da linguagem dramatúrgica e sua abordagem na contemporaneidade; Compartilhamentos dos exercícios e discussão; Desenvolvimento da escrita da cena curta. 
4º Encontro (4h): Desenvolvimento da escrita da cena curta; Leitura compartilhada de cada texto e troca de impressões; Aprofundamento teórico de alguns aspectos e elementos dramatúrgicos levantados a partir do material apresentado pelos participantes nos exercícios. 
5º Encontro (4h): Finalização da escrita da cena curta; Leitura final compartilhada; Troca de impressões; Discussão final.
O ministrante 
Vinícius Souza é dramaturgo, ator, diretor, pesquisador e produtor cultural. Mestrando em Teatro pela UFMG e formado como ator pelo Cefar - Palácio das Artes, em Belo Horizonte. É idealizador e coordenador do Janela de Dramaturgia, mostra de escrita teatral contemporânea em BH, junto com Sara Pinheiro. É coordenador do Ateliê de Dramaturgia e do Núcleo de Pesquisa em Dramaturgia do Galpão Cine Horto, junto com Assis Benevenuto, com quem também lançou em 2015 a Javali, primeira editora mineira dedicada à dramaturgia. Assinou diversas montagens na capital mineira; foi autor da última peça do Teatro do Concreto, de Brasília, “Extraordinário”; foi dramaturgo, junto com Assis Benevenuto, da peça “Ensaio de Mentira”, dirigida por Chico Pelúcio e Lydia Del Picchia, que comemorou os quinze anos do Projeto Oficinão do Galpão Cine Horto; foi coordenador de entrevistas e roteirista do documentário “Primeiro Sinal – História do Teatro em Belo Horizonte”, sob direção de Chico Pelúcio e Rodolfo Magalhães. Estreou recentemente seu primeiro solo, “Bestiário”.

Público-alvo: dramaturgos, atores, atrizes, diretores e estudantes de artes cênicas.
Classificação etária: 17 anos
No Banco de Textos do Centro Cultural Sesc Glória
Dias: 02 e 03/06 das 18h às 22h
04/06 de 14h às 18h
05/06 das 18h às 22h
06/06 das 14h às 18h
Carga horária: 20h

Inscrições:
Até 28/05/2015 preenchendo e enviando a Ficha de Inscrição pelo www.sesc-es.com.br/oficinas ou presencialmente na recepção do Centro Cultural ou solicitando pelo e-mail danca@es.sesc.com.br
R$ 20,00 (inteira) I R$ 10,00 (comerciário)
Pagos na primeira aula em dinheiro ou cartão.
O resultado será dia 29/05/2015 pelo culturasesc-es.blogspot.com e também pelo e-mail informado em sua ficha.

Comentários

Postagens mais visitadas