Sesc Glória abre inscrições para Núcleos de Formação em Artes Cênicas


Acesse www.sesc-es.com.br/nucleos e inscreva-se nas ações formativas, cursos e grupos de estudos que o Centro Cultural propõe.

Núcleo de Estudo em Dramaturgias
coordenação de Fernando Marques

Público-alvo: dramaturgos, escritores, atores, diretores, estudantes de artes cênicas e letras.

O Núcleo de dramaturgia é uma ação de formação que, a um só tempo, contempla uma necessidade local e uma tendência que se manifesta para além dos limites do Estado. A tendência da qual se fala é algo que se pode chamar de revalorização da dramaturgia – depois de um período em que o texto parece ter sido legado a um papel secundário nos processos das artes cênicas, ele ressurge forte, bem como o dramaturgo, muitas vezes, em tempos recentes, encoberto por outras figuras, como a do diretor, a do coletivo, entre outras. O interesse pela dramaturgia – seja pela retomada de textos preexistentes ou pela atividade de criação, que incorpora novas formas – é inegável. As atividades se concentrarão em torno de dois eixos, a saber: o estudo de obras significativas da dramaturgia mundial e o exercício de criação dramatúrgica. Com o objetivo de realizar estudos sobre dramaturgia, através de obras de autores diversos, bem como de textos de referência sobre o assunto; Estimular a criação dramatúrgica, através do acompanhamento e da discussão de textos criados pelos participantes a partir de propostas oferecidas no núcleo.

Fernando Marques fundou, em 1996, ao lado de Carla van den Bergen, o Grupo Z de Teatro, no qual desempenha as funções de dramaturgo, diretor, intérprete e produtor. Com o grupo, montou 15 espetáculos – entre teatro e dança –, dos quais destacam-se Insone, Dom Casmurro, O Grande Circo Ínfimo, Incessantemente, entre outros. Convidado por outras companhias, foi responsável pela dramaturgia de Cela das Horas e Os Sete Pecados, da Quorum Cia de Dança; pela dramaturgia e direção de Coração Delator e Descalça, do Grupo Beta de Teatro. Como professor, destaca-se seu trabalho na Escola de Teatro e Dança FAFI, em que ministrou disciplinas como Prática de Montagem, História do Teatro, Literatura Dramática, Dramaturgia, Crítica; e sua atividade no Curso de Formação em Artes para Educadores do SESC.

Classificação etária: 16 anos 
No Banco de Textos
De julho a dezembro/2015, aos sábados, nos dias: 
18/07, 01, 15 e 29/08, 12 e 26/09, 10 e 24/10, 07 e 21/11, 05/12
das 15 às 18h

Carga horária: 48 horas aulas
Participação Gratuita

Inscrições até o dia 08/07/15. Acesse www.sesc-es.com.br/nucleos, preencha a sua ficha e encaminhe para o e-mail artescenicas-es@es.sesc.com.br, ou presencialmente na Av. Jerônimo Monteiro, 428 Centro, Vitória (ES). O resultado será divulgado em 13/07/15 pelo e-mail informado por você na ficha de inscrição.

_____________

Curso de Teatro para Jovens Iniciantes
ministrado por Léia Rodrigues 

Público-alvo: jovens estudantes.

O curso têm como objetivo introduzir e estimular os participantes a conhecerem o teatro através de jogos dramáticos, possibilitando a criação e experimentação de situações dentro de contextos teatrais, e conhecimento do universo do teatro. Orientar o aluno na função cooperadora de integração; desenvolver a auto expressão estimulando o relacionamento grupal; trabalhar as possibilidades de criação; concentração, coordenação e ritmo; possibilitar o desenvolvimento criativo a partir das ações dirigidas; permitir que os alunos possam se comunicar, a partir das experiências teatrais, de diversas formas e conhecer os elementos básicos e principais expoentes da história do teatro.

Classificação etária: 14 a 19 anos
Na Sala de Dança
De agosto a outubro/2015, as terças e quintas-feiras, nos dias: 
04,06,11,13,18,20,25 e 27/08;
01,03,10,15,17,22,24 e 29/09;
01,06,08 e 13/10

das 15 às 17h
Carga horária: 40 horas/aula

Inscrições até o dia 29/07/15. Acesse www.sesc-es.com.br/nucleos, preencha a sua ficha e encaminhe para o e-mail artescenicas-es@es.sesc.com.br, ou presencialmente na Av. Jerônimo Monteiro, 428 Centro, Vitória (ES). O resultado será divulgado em 31/07/15 pelo e-mail informado por você na ficha de inscrição. O valor de R$ 40,00, pagos em dinheiro ou cartão na recepção do Centro Cultural em sua primeira aula.

Léia é atriz e professora. Formada pela Escola Técnica de Teatro e Dança Fafi em 2003 e Licenciada nas Artes Cênicas pela Universidade de Vila Velha em 2013. Atuante desde 2001, explora os diversos gêneros e categorias teatrais. Realiza atividades em grupo vocal, em um grupo sócio educativo e orienta um grupo de dança. Possui um currículo de mais de vinte peças encenadas entre, esquetes, recitais, vídeos e afins.

Comentários

Postagens mais visitadas