Grupo Beta de Teatro estreia o espetáculo A MENINA CÃO


Baseado nas histórias de infância da atriz e diretora Lorena Lima, o livro A MENINA CÃO foi selecionado pelo edital de literatura da Secretaria de Cultura do Espírito Santo anos atrás. Através da publicação, a artista pode trazer ao seu público um pouco das vivências de uma criança criada num quintal cheio de imaginação e sonhos para um futuro lotado de perspectivas.

O livro trouxe um excelente material para Lorena Lima desdobrar as histórias em outras linguagens, como o teatro. O espetáculo baseado no livro nasce agora após meses de sala de ensaio. "Em maio de 2015, reunimo-nos pela primeira vez na sala de ensaio do espaço Alma Andaluza Cia e Studio de Dança, da querida Giselle Ferreira, e, a partir desse encontro, desde os primeiros olhares sobre a obra literária infanto-juvenil aprovada pelo Edital de Seleção 024/2013 – SECULT/ES, e, em seguida sobre a dramaturgia, nossos braços recebiam uns aos outros em forma de abraços que nomeamos como “tronco de árvore". Fortalecíamo-nos a cada encontro – raízes de nós. Misturamos culturas – sudeste e norte, palavreados, entonações, jeito de dançar, cheiros e sabores.", diz Lorena.

O ator Vinícius Duarte conta que se vê imerso no universo da Menina Cão. “Desde o início havia uma riqueza de experimentações. Jogos e brincadeiras despertavam os personagens do mundo infantil e, na mesma respiração, fincamos a primeira árvore. Daí pra frente, a terra encheu o chão, as flores brotaram. Um bancogorra no meio do quintal, e sem falar nos bichinhos que fazem a festa no quintal.”

Espetáculo aprovado no Edital 012/Seleção de Projetos Culturais Setoriais de Artes Cênicas SECULT/ES – 2015.

Agenda:
A MENINA CÃO - Estreia
Teatro Fernando Torres - Guaçuí/ES

04/03 (sexta-feira) – às 10h. Para alunos da Rede Pública Municipal.
04/03 (sexta-feira) – às 16h. Para alunos da Rede Pública Municipal.
05/03 (Sábado) – às 16h.
06/03 (Domingo) – às 16h.

Obs: Duas apresentações no dia 04/03 (sexta-feira), para alunos da Rede Pública Municipal.

Preço: Entrada gratuita, com a entrega dos ingressos uma hora antes do espetáculo, às 15h no Sábado e no Domingo.

Contato:
Tel.: (27) 981111774 // (27) 997323403
grupobetaes@gmail.com
lorenalimaes@gmail.com
https://www.facebook.com/ameninacao/
https://www.facebook.com/grupobetadeteatro/


O Grupo
O Grupo Beta de Teatro surgiu em 2007 a partir da parceria entre as atrizes Lorena Lima e Telma Smith. Seu primeiro espetáculo Descalça? foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz em duas edições: em 2008, para montagem e, em 2010, para circulação nacional, sendo também selecionado pela 1ª edição do Edital de Residência Artística em 2009 e pelo Edital de Circulação Estadual em 2010, ambos da SECULT/ES. O seu segundo espetáculo O Coração Delator recebeu o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz/2009 e patrocínio da empresa Vale S/A através da Lei de Incentivo Fiscal de Vitória/ES (Lei Rubem Braga), todos com direção e dramaturgia de Fernando Marques do Grupo Z de Teatro/ES. O seu terceiro trabalho A Casa Escura foi realizado em 2014 através do Edital de Residência Artística da SECULT/ES em parceria com a produtora Cabelo Seco Soluções Culturais, sob a direção do roteirista e diretor Paulo Sena, assumindo Lorena Lima a assistência de direção. Agora, em sua quarta montagem, o Beta, como é por nós carinhosamente chamado, foi selecionado, em 2015, pelo Edital 012/Seleção de Projetos Culturais Setoriais de Artes Cênicas (SECULT/ES), para realizar a montagem do espetáculo A Menina Cão. Lá se vão nove anos e o Beta continua apostando na investigação e na utilização de todas as possíveis potencialidades dos artistas envolvidos em cada projeto que realizou até então – o ator criador, suas necessidades de se reinventar, elaborando com o outro e para o outro. Dessa maneira, o Grupo segue com um dos seus principais objetivos: firmar parcerias e realizar trocas com outros artistas e grupos com os quais possui identificação artística.

Comentários

Postagens mais visitadas