O que vem por aí no teatro capixaba em 2017

O teatro capixaba segue o fluxo dos artistas cênicos de todo o país: todos constroem projetos que são inscritos em editais e leis de incentivo à cultura – ou não – e os desenvolvem a partir dos seus esquemas próprios de produção, ensaios, linguagens e apresentações. Na rua, nos palcos, nos espaços urbanos, em galerias, empresas, hospitais, aonde seja necessário, o teatro está lá. Em 2017, os artistas cênicos do nosso estado se planejam para que a cena continue a todo vapor. Selecionamos e entrevistamos os principais grupos de teatro de nosso estado e trazemos agora as novidades que cada um deles nos reserva. Prepare a agenda, muita coisa boa vem por aí.


ANJOS E ABACATES, de volta em circulação pelo estado. Foto: Bru Negreiros

Repertório Artes Cênicas e Cia.
A companhia com sede em Vitória irá circular com o espetáculo ANJOS E ABACATES pelo estado através do Prêmio de Circulação de Espetáculos da Secretaria de Estado da Cultura. Também com recursos da SECULT e a partir de uma pesquisa própria, nascida coletivamente – característica forte da Repertório -, eles começam a desenvolver uma pesquisa de campo e prática chamada “Tatear”. O material recolhido servirá de base para a composição para o próximo espetáculo da Cia.

Cia. Fantasia de Artes Cênicas
O grupo volta à cena com o espetáculo INFANSONORA, peça infantil elogiada pelo crítico de teatro Miguel Arcanjo Prado quando se apresentou no Festival de Curitiba em 2016. Com isso, o grupo planeja estar em sala de ensaio para aprimorar a linguagem da obra.

Teatro Urgente
Capitaneado pelo ator e diretor Marcelo Ferreira, o elenco se programa para fazer a temporada de PLUGGED, ENSAIO SOBRE DIAS FELIZES em Vitória e Vila Velha. Os locais serão divulgados em breve. Para o segundo semestre, eles já estão em sala de ensaio pesquisando e investigado sua próxima estreia: O IMPÉRIO DA BURRICE, produção realizada com recursos próprios.

Cia Nós. de Teatro
Os jovens atores da companhia, sempre em trânsito entre Cachoeiro e Vila Velha, se preparam para o II CORTEJO POÉTICO CAPIXABA, contemplado pela Lei Rubem Braga da cidade sul-capixaba. As pesquisas “Campo de Alteração” de Marco Antônio Reis e “Voz Extracotidiana” de Brenda Perim estão sendo desenvolvidas em parceria com o “Poéticas da Cena Contemporânea”, grupo de teatro da faculdade de artes cênicas da UVV. As duas pesquisas resultarão no espetáculo A MENINA QUE QUERIA SER ESTRELA.

Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira
O pessoal de Guaçuí está com tudo! Durante todos os meses do ano, espetáculos do repertório da trupe estarão em cena em diversas cidades do estado. Sempre convidado por prefeituras e empresas capixabas, o grupo mantém suas atividades em cena. Também tem espaço para novidades. Para 2017, o grupo dirigido por Carlos Ola prepara o espetáculo adulto MANUAL PRÁTICO DE FELICIDADE, com dramaturgia de Luiz Navarro; o espetáculo infantil UMA AVENTURA SEM FIM, com direção e dramaturgia de Carlos Ola e o retorno do espetáculo O MÉDICO À FORÇA, desta vez numa linguagem de teatro de rua. A peça do dramaturgo francês Molière foi uma das que deu origem ao grupo sul-capixaba, há mais de 30 anos.

Para o ano, também estão programadas as aulas do PONTO DE CULTURA GUAÇUÍ EM CENA via premiação no edital de Diversidade Cultural Capixaba da SECULT e a 18ª EDIÇÃO DO FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE GUAÇUÍ, produzido pelo Gota, entre 13 a 19 de agosto. O Festival também foi premiado pela Secult e será realizado com recursos do Funcultura.

Grupo de Teatro Rerigtiba
De Anchieta, sai a circulação da peça infanto-juvenil UMA VIAGEM NO TEMPO com direção de Nieve Matos. A peça também foi premiada com o edital de circulação de espetáculos pela SECULT em 2017.

Boyásha Trupe 
A caravana DE RESIDÊNCIA EM RESIDÊNCIA é o grande projeto dos Boyásha para 2017. Contemplado pelo edital de projetos setoriais de artes cênicas da SECULT.

Folgazões
A companhia capixaba da gema, com sede na Cidade Alta de Vitória, também já começou 2017 há muito tempo! Os atores vem realizando a preparação de elenco para o longa-metragem "Mata Negra" de Rodrigo Aragão, conduzida por Foca Magalhães (janeiro a março). Continua, em março, o Curso Livre de Teatro da Ufes (gratuito), ministrado pela Folgazões como atividade de extensão promovida pela Secretaria de Cultura da Ufes. Está prevista a abertura de novas inscrições ainda em fevereiro. Na sede do grupo, haverá oficinas teatrais da Folgazões com aulas e inscrições a partir de abril.

Na sala de ensaio, os brincantes da Folgazões retomam os ensaios dos espetáculos de repertório: O OUTRO e PAILHAÇOS, visando oferta para contratação e festivais.

As novidades ficam por conta da seleção de elenco para novos trabalhos da companhia e corporativos, também a partir de abril. Ótima oportunidade para os atores capixabas. Também começam os ensaios para o novo espetáculo com texto de Duílio Kuster, A LENDA DO REINO PARTIDO, previsto para segundo semestre. A montagem do espetáculo foi premiada pela Secretaria de Estado da Cultura através do edital de montagem de obras teatrais inéditas.

A Folgazões também informa que está alugando sua sede para realização de oficinas, preparação de elenco, ensaios e eventos culturais durante todo o ano. Basta entrar em contato com os atores através do email producaofolgazoes@gmail.com.

De volta, o SARAU VERBO INTRANSITIVO acontece em Cachoeiro. Foto: Ariny Bianchi

Grupo Anônimos de Teatro + Companhia Do Outro
O Grupo Anônimos, de Cachoeiro se junta à produtora Companhia do Outro, de Vitória, para mais parcerias no campo teatral e das produções culturais. Ambas são dirigidas pelo ator Luiz Carlos Cardoso. Com o prêmio de Coletivos Juvenis da SECULT, os dois coletivos realizam o SARAU VERBO INTRANSITIVO em Cachoeiro no mês de agosto. Serão dois fins de semana com artistas de diversas linguagens homenageando a crônica e o cantor e compositor Sérgio Sampaio. Se vivo, ele completaria 70 anos em 2017. Por falar nele, outro projeto do Anônimos e da Companhia do Outro é a montagem do espetáculo SAMPAIADA, baseado nas entrevistas que o cantor deu para a imprensa capixaba. A estreia da peça, contemplada pela Lei Rubem Braga de Cachoeiro, será no segundo semestre em parceria com a ASTECA – Associação Teatral de Cachoeiro e músicos locais.

Outra novidade é a montagem de um segundo espetáculo, também aprovado pela Lei Rubem Braga de Cachoeiro. ROJO (título provisório) começa a ser ensaiado em março. O espetáculo será bilíngue e montado com um ator mexicano. Os primeiros ensaios, pesquisas e construções começam a ser feitos no México agora em março. Além desses novos trabalhos, a Companhia Do Outro continua circulando com os espetáculos VIAJANTE e A CULPA.

Companhia Teatral Art’Manha
Sediada em Colatina, o grupo surgiu em 2014 para movimentar a cena do norte do estado. Para este ano, eles continuarão apresentando a peça OS SALTIMBANCOS, além de continuar o processo de pesquisa para novos trabalhos e com os projetos sociais desenvolvidos nas comunidades da cidade norte-capixaba e nos sistema prisional da região.

Tarahumaras
Firme e forte, o grupo está completando 30 anos. O espetáculo OS ÚLTIMOS DIAS DE PAUPÉRIA já tem apresentação agendada: dia 5 de março no Centro Cultural  Eliziário Rangel, na Serra. A peça também realiza, em outubro, uma participação em um festival na Argentina.

Grupo Beta de Teatro
O ano começou com boas notícias para os atores da companhia: o projeto de montagem do espetáculo O QUE RESTOU DOS NOSSOS AMORES, com dramaturgia do ator  dia Cia. Thiago Mozer e direção do indicado ao prêmio Shell, Rodrigo Portella, foi contemplado pelo edital de montagem de espetáculos inéditos da SECULT. Além desse trabalho na sala de ensaio, os atores, capitaneados pela atriz e escritora Lorena Lima, seguem em cartaz com o espetáculo A MENINA CÃO.

PENTAGRAMA volta aos palcos pelo Grupo Z.Foto: Ivna Messina

Grupo Z de Teatro
Junto com a Repertório, eles mantem uma sede no centro de Vitória, conhecida como Má Companhia. O espaço recebe diversos espetáculos das duas companhias e ações culturais de outros grupos e coletivos. O espaço continua recebendo propostas para 2017. O Grupo Z, após cumprir temporada em Rio e Minas, se prepara para montar um novo espetáculo. Com a dramaturgia de Alê Bertoli, A FUGA é a nova aposta do Z para esse ano. VIZINHOS também volta à cena assim como PENTAGRAMA, espetáculo que estreou em setembro de 2016 com os “agregados”, atores assim chamados, convidados pelo grupo.

Confraria de Teatro
As meninas do Confraria estão planejando uma nova temporada do espetáculo TODAS AS RUAS TEM NOME DE HOMEM para 2017. Por enquanto, esta é a empreitada deste coletivo que busca apoios e patrocínios para viabilizar a obra de forma independente.

Curso de Artes Cênicas da UVV – Universidade Vila Velha
O grupo “Poéticas da Cena Contemporânea” está com o apoio da FUNADESP, CNPQ e UVV para a montagem e circulação de espetáculos que primam pela pesquisa da linguagem cênica contemporânea. Na frente das pesquisas estão as atrizes Rejane Arruda e Lara Couto. Em 2017 o grupo leva para oito cidades do Espirito Santo apresentações do espetáculo ALICE. As apresentações fazem parte do projeto “CIRCULAÇÃO-ALICE: ENCARE O MUNDO DE FRENTE”, contemplado em primeiro lugar no Edital de Extensão N.35/2016, lançado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Universidade Vila Velha. Em breve serão divulgadas as cidades que receberão a apresentação do clássico de Lewis Carrol “Alice No País das Maravilhas”, com direção de Rejane Arruda e trinta atores no elenco, que estreou em novembro de 2016 no Teatro Municipal de Vila Velha, com sucesso de crítica e publico.

Seguem também circulando por cidades do Espírito Santo, depois de apresentações em Linhares, Vila Velha, Serra e Afonso Claudio realizadas em 2016, duas peças com direção de Lara Couto: OTELO e MEDEIA: MANUAL DA ESPOSA MÁ, esta última realizada em parceria com a Cia VS Melindres.

E seis pesquisas dos acadêmicos da UVV estão em andamento e serão apresentadas na 7ª ABERTURA DE PROCESSOS DE CRIAÇÃO CÊNICA, no Teatro Municipal de Vila Velha entre os dias 1o e 10 de junho: “Dispositivo Dramaturgia In Peformance” de Fagner Soares, “Hibridização Teatral” de Samires Gotto, “Voz Sem Olhos” de Alberto Contarato, “Intrateatro” de Allan Maykson, “Campo de Alteração” de Marco Antônio Reis e “Voz Extracotidiana” de Brenda Perim (as duas últimas realizadas em parceria com a “Cia Nós de Teatro”).

Circo Teatro Capixaba
Ananda Rasuck e Willian Rodrigues estão à frente do elenco que irá realizar atividades teatrais e apresentações dos seus espetáculos em repertório por todo o estado este ano. O destaque desta circulação vai para o espetáculo EL GRAND CIRCUS INTERNATIONALE CALDER, premiado com o edital de circulação de espetáculos pela Secretaria de Estado da Cultura.

Grupo Ela de Teatro 
Mais um projeto contemplado pelo edital de projetos setoriais de artes cênicas da SECULT: a manutenção do Grupo Ela de Teatro, agrupação teatral que há mais de 25 anos realiza atividades em Cachoeiro. Peças infantis, oficinas e encontros irão celebrar o grupo de teatro mais antigo da cidade.


Festivais de teatro previstos para o estado em 2017
- Aldeia Sesc Ilha do Mel
- Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória
- Festival Nacional de Teatro de Guaçuí
- OFF: Mostra de Teatro de Grupo
- Festival Latino Americano de Monólogos

Comentários

Postagens mais visitadas